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jul 18, 2022

Bilinguismo: Aquisição de Cultura

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Para os educadores canadenses, o termo bilinguismo, ao contrário da percepção de muitas pessoas, significa mais que somente aprender um segundo idioma. O bilinguismo é um recurso, não um fim em si mesmo. Trata-se de uma oportunidade para que os alunos, por meio da imersão completa no segundo idioma desde a educação infantil, possam vivenciar um ambiente multicultural, desenvolvendo de forma natural a habilidade de pensar em outra língua e aprimorando a capacidade de se adaptarem rápida e confortavelmente a diferentes contextos.

Não por acaso, a essência do Canadá se expressa na multicultura. Desde sua fundação, em 1867, o país já contava com dois idiomas oficiais, o inglês e o francês, igualmente aceitos em seu parlamento, e praticava uma abordagem de valorização às diferenças e de abertura à imigração e à diversidade. Durante os movimentos migratórios o país tomou medidas para receber e integrar essas famílias. A Educação é a principal ferramenta desse processo, sempre com uma abordagem de compreender as necessidades das famílias e dos alunos, adotando estratégias focadas no aprendizado prático por meio da vivência, da experimentação e do compartilhamento. Essa é a diferença fundamental de “aprender inglês” para “aprender em inglês”.

No final dos anos 1960, ao estabelecer a obrigatoriedade de todas as organizações federais canadenses de oferecer apoio aos cidadãos nos idiomas francês e inglês, o Languages Act ajudou a disseminar a visão de que bilinguismo não significa apenas desenvolver fluência em um segundo idioma, mas sim possuir dois idiomas nativos.

A metodologia da Maple Bear busca criar conexões e um ambiente favorável ao desenvolvimento dos alunos. “Ao serem imersas em um ambiente onde um novo idioma é utilizado, as crianças, progressivamente, apropriam-se da língua não apenas decorando vocabulário e estruturas gramaticais como no ensino tradicional, mas verdadeiramente assimilando as nuances e os significados sutis do idioma de forma eficaz e definitiva”, esclarece Cintia Sant’Anna, Diretora Acadêmica da Maple Bear.

Uma das referências desse método é o palestrante, escritor e educador canadense Michael Fullan. Ele destaca a importância dos 6Cs: Character Education, Citizenship, Collaboration, Communication, Creativity e Critical Thinking (educação do caráter, cidadania, colaboração, comunicação, criatividade e pensa- mento crítico). “O resultado percebido nesse modelo é que os estudantes se importam mais com a escola e com a vida. E pensam em fazer diferença e em como ajudar a humanidade”, afirmou o educa- dor, uma autoridade em deep learning e em aprendizagem infantil.

Não por acaso, a Maple Bear leva o bilinguismo a outro patamar. Vai além do ensino linguístico. Afinal, apresenta uma educação voltada para a pesquisa, a cidadania e o empreendedorismo. Esses aspectos fazem toda a diferença em qualquer lugar do mundo, assim como a fluência em inglês.