Maple Bear Curitiba - Batel
/
mai 26, 2022Maple Bear aposta em plataforma digital para manter o foco dos alunos
AUTOR
Maple Bear
ASSUNTO
Notícias
COMPARTILHE
Maple Bear Curitiba - Batel
/
mai 26, 2022AUTOR
Maple Bear
ASSUNTO
Notícias
COMPARTILHE
Neste momento, mais do que nunca, a necessidade de saber usar internet e plataformas digitais é muito grande. No ambiente escolar, isso se torna ainda mais importante. A cada dia é mais nítida a importância do papel do educador, que agora deve ser um profissional gabaritado para influenciar a busca de conhecimentos, guiar a rotina de estudos, desenvolver habilidades de socialização e aperfeiçoar tantas outras que vão sendo apresentadas ao longo do processo acadêmico. E tudo à distância. “Crianças do mundo inteiro estão sofrendo algum tipo de impacto e não há como evitar isso. Entender e olhar o que pode ser feito ainda este ano é o melhor caminho”, destaca Ariadne Mesquita, responsável pela Maple Bear Freguesia/RJ.
Ela ainda complementa que, em virtude de toda a experiência atual, no próximo ano, os profissionais do ensino terão que fazer um trabalho diferente e enxergar além do curricular, das séries e seus conteúdos. “Teremos a oportunidade de olhar novamente para o desenvolvimento da criança de forma individual, linear e contínua, mapeando suas habilidades individuais”.
Sobre a situação atual, em via de regra, para manter o ensino de excelência nas escolas com as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a Maple Bear tem apostado em diferentes iniciativas voltadas aos alunos do Ensino Infantil, Fundamental e Médio, migrando parte das atividades curriculares para o ambiente online. São ferramentas digitais de interação, conteúdos exclusivos, atividades educacionais e orientações para pais e professores.
Um dos projetos é o Digital Learning Community, uma comunidade online de ensino bilíngue, cujo plano é alinhar as atividades com a proposta pedagógica da Maple Bear, mesclando as interações em português e inglês. Outro investimento da Maple Bear é a transmissão de webinars gratuitos e abertos ao público no canal do YouTube, para ensinar o passo a passo de brincadeiras criativas e atividades lúdico-educativas. O objetivo é complementar as atividades regulares de ensino à distância e incentivar os jovens a manterem o interesse pela aprendizagem de forma independente.
Além de dar continuidade às aulas, a Maple Bear tem como objetivo manter a comunidade escolar ativa e conectada, possibilitando uma nova experiência pedagógica que une metodologia, ferramentas digitais e constante supervisão e aconselhamento.
A pandemia do Novo Coronavírus e as restrições sociais impostas para combatê-la mudaram radicalmente o cenário estudantil e suas práticas. Agora, para manter o aprendizado, a grande maioria das escolas aderiu a um programa amplo de ensino à distância. É um momento de mudança para toda a comunidade escolar, mas dicas simples podem auxiliar muitos pais e alunos a manterem uma agenda positiva.
Em busca de manter o que há de melhor em conteúdo, a Maple Bear sugere que seus alunos utilizem recursos que vão além das plataformas de vídeoconferências. Além disso, defende que a gama digital é muito mais ampla e inclui ambientes virtuais para leitura e escrita (português), mapas online (geografia), acesso a documentos históricos e tours virtuais por museus (história), além de aplicativos voltados a matemática e ciências.
A escola sugere ainda sites para que os alunos criem seus próprios livros, para a organização de portfólios de atividades escolares e os próprios portais de notícias, que subsidiam a realização de trabalhos multidisciplinares.
Com diferentes abordagens e abrangências, o ensino à distância e a utilização de recursos digitais na educação são movimentos que ganham força. No entanto, deve ser usado em sua diversidade de conteúdo. A Maple Bear trabalha para que esse período difícil de pandemia não seja perdido, mas sim aproveitado. As opções são inúmeras e devemos explorá-las, inclusive para incluir tudo o que está sendo descoberto agora no futuro próximo dos alunos e da escola.