Maple Bear Curitiba - Batel

/

jul 19, 2022

O caminho do conhecimento

AUTOR

maplebear

COMPARTILHE

Metodologia e estratégia são os melhores caminhos para se atingir um objetivo. Na Maple Bear essa jornada do conhecimento acontece a partir de uma visão clara do que se deseja na outra ponta: um aluno autônomo e capaz de se relacionar com o mundo. Nas escolas da rede, a aprendizagem é baseada em projetos. Esse método consiste em promover um ensino no qual os alunos aprendem, sim, mas com engajamento.

É possível falar em grandes diferenciais da Maple Bear. A rede trabalha distintas estratégias colaborativas e situações didáticas participativas. Nesse ponto, os recursos didáticos estão baseados na investigação e na experimentação. Os alunos participam ativamente de projetos que precisam fazer sentido para eles e para o contexto no qual estão inseridos.

Um dos grandes destaques da Metodologia Maple Bear é a Aquisição Gradual de Responsabilidade. Nesse modelo, os alunos são estimulados a explorar novos desafios, assumindo uma posição ativa em seu processo de aprendizagem. Tudo isso é demonstrado com muita clareza para os alunos. Eles entendem a divisão da responsabilidade sobre a aprendizagem, os seus objetivos, as novas estratégias de compreensão e o processo cognitivo. Outro ponto importante é que os programas da Maple Bear são baseados em uma Proposta Balanceada de Literacia (balanced literacy).

Essa ideia reconhece que os alunos precisam usar uma variedade de estratégias para se tornarem leitores e escritores proficientes. Trata-se de estabelecer um equilíbrio entre aspectos complementares, como tempo de instrução com a turma toda e em pequenos grupos. O balanceamento envolve certo nível de apoio do professor. E isso vai diminuindo à medida que os alunos avançam para a prática independente. Essa abordagem no desenvolvimento balanceado de linguagem, por exemplo, tem foco na compreensão. Assim, promove competências de leitura, escrita, fala e escuta. Isso acontece em um contexto estruturado, dinâmico, real e focado na possibilidade de aprendizagem para todos.

Desenvolvidas na Maple Bear, essas competências necessitam de muitas oportunidades para os alunos se engajarem em diálogos relevantes. Assim, eles se tornam leitores críticos e comunicadores eficazes. E muito mais: crescerão como cidadãos plenos.