Maple Bear Curitiba - Batel

/

jul 18, 2022

Comunidade Digital

AUTOR

maplebear

COMPARTILHE

Um lugar onde os alunos conseguem estimular o seu poder de descoberta, raciocínio e experimentação. Este espaço é na Maple Bear. Cada escola Maple Bear é um pedaço do Canadá em muitos cantos do mundo. Devido às medidas de combate à pandemia do novo coronavírus, essas verdadeiras embaixadas culturais e pedagógicas também se estenderam para a casa de cada aluno. A rede está utilizando com sucesso a Digital Learning Community, comunidade digital para o ensino bilíngue. A plataforma é um completo sistema de ensino a distância e atende a todos os ciclos escolares: infantil, fundamental e médio. Alunos, professores e pais têm à sua disposição ferramentas digitais interativas, conteúdos exclusivos e atividades, com toda a orientação. Todos os envolvidos no processo educacional recebem o suporte que necessitam para a continuidade do ano letivo.

Em operação desde março de 2020, a Maple Bear Digital Learning Community está ativa em mais de 100 escolas da rede. “Nosso objetivo é manter a comunidade escolar ativa e conectada, possibilitando uma nova experiência pedagógica, que une metodologia, ferramentas digitais e constantes supervisão e aconselhamento”, afirma Cintia Sant’Anna, Diretora Acadêmica da Maple Bear.

Com uma comunicação direta e constante com alunos e famílias, a Digital Learning Community foi estabelecida em três pilares:

  1. Rotinas diárias
  2. Materiais do educador e treinamento
  3. Comunicação constante entre escolas e famílias

É importante lembrar que todas as atividades são orientadas pelos professores, para realização em casa, com o devido gerenciamento do processo de aprendizagem. “Uma vantagem que vemos é o envolvimento de parentes, o que pode trazer novas visões para o aprendizado e uma maior interação familiar”, afirma Cintia. Uma atividade interessante, por exemplo, que se tornou mais frequente, foi a realização de encontros virtuais de algumas turmas da Maple Bear Brasil com escolas em outros países, como México, Coreia do Sul e Canadá.

Uma abordagem que, no contexto de pandemia e isolamento, fez ainda mais sentido, uma vez que os jovens puderam trocar experiências, debater temas e compreender realidades e culturas diferentes das suas, por meio de nossas próprias ferramentas e, claro, em inglês, em linha com a proposta bilíngue da escola. A metodologia da Maple Bear tem à sua disposição várias plataformas digitais. Isto vale para todas as escolas.

Com isso, a qualidade do ensino online está garantida para toda a rede. “Na metodologia canadense de ensino, incentivamos o aluno a buscar o conhecimento, pesquisar, consultar diferentes fontes e discutir com o grupo suas conclusões. O professor age como facilitador e orientador das atividades e o aluno vai construindo seu conhecimento”, diz a diretora. Nesse contexto, vale lembrar que os alunos também recebem — de acordo com a sua faixa etária — eBooks e leituras interativas. Mais do que uma plataforma digital, a Digital Learning Community se tornou uma extensão da escola. Essa comunidade Maple Bear levou todo o DNA da rede para a casa dos seus alunos. Afinal, a busca por conhecimento não pode parar.

“NOSSO OBJETIVO É MANTER A COMUNIDADE ESCOLAR ATIVA E CONECTADA. ISSO UNE METODOLOGIA, FERRAMENTAS DIGITAIS E CONSTANTE SUPERVISÃO E ACONSELHAMENTO”

RESULTADOS